sexta-feira, 22 de junho de 2018

Família Passos, a origem

           PASSOS - Sobrenome de origem religiosa, alusivo aos passos do Senhor (Antenor Nascentes, 11, 235). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata de uma antiga família com este sobrenome, procedente de Ricaredo de Passos de Probem, Senhor da Vila de Probem junto de Redondella, que se achou na guerra contra os mouros quan­do estes entraram em Galiza, comandados por Almansur.
Entre os descendentes de Ricaredo, registram-se: 1 - a déci­ma terceira neta, Domingas de Passos, que foi casada com ltichel de L'Escolle, engenheiro francês, natural de Paris, com serviços prestados no Brasil e em Portugal, onde fale­ceu, estando sepultado no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo - conforme vai descrito no verbete da família L'Escolle (v.s.); II - o décimo quarto neto, Sebastião de Passos Dias, que passou a Bahia, onde ficou estabeleci­do em residência de seu irmão Manuel de Passos Dias.
Pas­sou, depois, para o Estado de São Paulo, deixando geração do seu cas., em Santos, SP, com Ana Maria da Silva, filha de Estevão Rodrigues Carneiro, natural de Viana do linho, e de Maria Ribeiro da Silva; 111- o décimo quinto neto, Gaspar da Rocha Passos, que passou ao Brasil, onde deixou gera­ção do seu cas., na Bahia, com Vitória Barbosa, filha de Gonçalo Peres e de Maria Barbosa; 11 - o decimo quinto neto, Gaspar Calheiros do Valle, que deixou geração do seu cas., por volta de 1622, no México; IV - o décimo sexto neto, Domingos de Passos de Probem, que deixou geração do seu cas. com Maria José Madeira de Aguiar Cavalcanti, descendente da importante família Cavalcanti (vs.), de Per­nambuco; V - o décimo sexto neto, Antônio Caetano Alva­res de Castro, filho do familiar indicado no item 11.
Forma­do pela Universidade de Coimbra. Passou para o Brasil, estabelecendo-se em Santos, SP, para tomar conta dos ne­gócios da família; VI - o décimo nono neto, Luiz de Souza Monteiro, que foi clérigo no Brasil; VII - o décimo nono neto, Bento de Souza, que passou ao Brasil. Brasil: No Rio de janeiro, entre as mais antigas, registra-se a família de Domingos de Passos, fal. no Rio, em 1676, que deixou des­cendência do seu cas. no Rio, em 1619, com Maria da Silva, nat. do Rio de janeiro, onde fal. em 1665 (Rheingantz, III, 60).
Em Alagoas, entre outras, registra-se a família do Ma­jor Tito Alexandre Ferreira Passos, que deixou geração do seu cas., c. 1862, com Rita Vieira Guimarães. Foram pais do escritor Sebastião Cícero dos Guimarães Passos [22.03.1867, AL - 09.09.19091, arquivista da Secretaria da Mordomia da Casa Imperial, no Rio de janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde criou a cadeira n.° 26, de que é patrono Laurindo Rabello.
No Rio Grande do Sul, entre muitas, destaca-se a família de Fortunato José Fernandes de Passos, que deixou geração do seu cas., por volta de 1898, com Ricardina de Almeida. Foram pais do General de Divisão Oscar Passos [31.01.1902, Porto Ale­gre, RS -], que cursou a Escola Militar do Realengo, a Esco­la de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola do Estado­ Maior, da Praia Vermelha, RJ. Militar, de 1923 a 1957. Governador do então Território do Acre [1941-421. Presi­dente do Banco da Borracha [1942-43].
Oficial de Opera­ções do Regimento Sampaio [1944-451. Deputado Federal pelo Acre [1950, 1954 e 19581. Agraciado com as Meda­lhas de 10 e 20 anos de serviço militar; Medalha de Campa­nha; Medalha de Guerra; Medalha da Cruz de Combate de 2.' Classe; Medalha da Campanha do Atlântico Sul; Meda­lha Marechal Caetano de Faria; Medalha de Prata do Cinqüentenário da Proclamação da República; Croce al Valore Militare, da Itália; Estrela de Bronze, EUA; e Cruz de Guerra com Palma, de França. Participou da 2.º Guerra Mundial, na conquista de Monte Castelo. Deixou geração do seu cas. com  Iolanda de ÍUneida. Cristãos Novos: Sobreno­me também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497 [Raízes Judaicas, 299].

Leia mais... 
Leia mais... 

75 comentários:

  1. Não sei se alguém do blog irá me responder, mas gostei muito, minha família por parte do meu pai é Passos, mas não sei ao certo de quem sou descendente e comecei a procurar. Espero conseguir fazer algo para achar um parente importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou edcarlos soares Passos será qui consigo visto em portugal por ter sobre nome português

      Excluir
    2. Bom dia sou da família passos e moro na Itália

      Excluir
    3. Boa tarde meu nome é Flávio da Silva Passos vó por parte de pai Ivone Duarte passos

      Excluir
    4. Caramba eu também sou da Silva Passos kkkk

      Excluir
    5. Caramba tembem tenho o silva passos oloco kkkkkkkk

      Excluir
    6. Edney da silva passos mato grosso Brasil

      Excluir
  2. Sou de sobrenome passos também, estou a procura de saber mais dos antepassados da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite moro na Italia também, me chamo Monique Passos

      Excluir
    2. Flávio da Silva Passos sou do Rio de janeiro

      Excluir
    3. Oi sou raiane de Paula Passos e tbm sou do rj

      Excluir
    4. Meu avô era Passos w estou buscando conhecer sua história, ele foi da Bahia para São Paulo. Provável, saiu de Cachoeira

      Excluir
    5. Não conheço a história da minha Família, meu nome é Jackson Gomes Passos.

      Excluir
    6. Sou Passos duas vezes.
      Minha avó paterna que era Passos se casou com meu avô que também era Passos. Eles são do Rio Grande do Sul. Busco por conhecer minhas origens.

      Excluir
  3. Parabéns ao blog por essa pesquisa. Muito bacana!

    Agora, já sei sobre o meu sobrenome - Passos.

    ResponderExcluir
  4. e eu achei que era grego !!!!! mais uma descoberta !!!

    ResponderExcluir
  5. Somos portugueses, mais ao mesmo tempo espanhois; pois Passos tem as duas descendências!

    ResponderExcluir
  6. Aah procurei tanto por esse significado.

    ResponderExcluir
  7. Meu sobrenome é Passos também desconheço minha AG...

    ResponderExcluir
  8. ♡ amei saber pois morro de orgulho de ser uma PASSOS Bruna dos Passos

    ResponderExcluir
  9. Meu sobrenome e Passos, legal saber que vem de Portugal.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa Pesquisa. Tenho sobrenome Passos tbm, quem sabe não rola uma cidadania Europeia né..kkk

    ResponderExcluir
  11. Amei saber um pouco mais do meu sobrenome Herminio Quintiliano Miranda Passos.

    ResponderExcluir
  12. Minha família por parte da minha avó materna é toda dos passos (naturais do sertão de Pernambuco). A pessoa mais antiga que ouvi falar, da família, que tinha este sobrenome foi o pai do meu bisavô: José Joaquim dos Passos (provavelmente natural do Ceará).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavó materno é Alves Passos que gerou o sobrenome do meu avo e o da minha mãe. O engraçado é que todos são de um distrito da cidade de Chaval Ceará. Será que somos parentes?

      Excluir
    2. Meu pai e meus avós também são Alves Passos. E são de Chaval, Ceará também. Provavelmente somos parentes 🙂

      Excluir
  13. Alexsandro henrique Passos.. achei interessante essa história do sobrenome Passos!! Sou passos por parte de pai que veio do interior de São Paulo, um lugarzinho chamado Registro-Sp

    ResponderExcluir
  14. Olá meu sobrenome também é "Passos" pelo lado paterno, recentemente descobrir por meio de exames genealógicos que meu ascendente paterno tem origem na Península Arábica, e pode remontar a era pré islâmica 610 DC, ainda estou pesquisando, mas sabe-se que meu ancestral saiu da arábia e fixou-se no Magrebe e posteriormente foi para a Ibéria. Provavelmente ganhou nome português "da Silva Passos". Só um levantamento minucioso documental para comprovar isso, mas os indicios de DNA revelam categoricamente que meu ancestral é de Aragão, Almeria, Canárias Ilhas Baleares, e outras províncias espanholas, assim como portuguesa, Madeira, Belmonte.

    ResponderExcluir
  15. Ola me chamo Willian samoel Durão dos passos gaúcho de Gravataí

    ResponderExcluir
  16. Darlan Lopes Passos( Espanhol- Lopes,Passos - Português)

    ResponderExcluir
  17. Sou da família descendente de Manuel Almeida Passos de Braga em Portugal , neto de Senhorinha Almeida Passos ; gostaria de informações da minha família em Portugal

    ResponderExcluir
  18. Sou da família descendente de Manuel Almeida Passos de Braga em Portugal , neto de Senhorinha Almeida Passos ; gostaria de informações da minha família em Portugal

    ResponderExcluir
  19. Sou Cláudia Cristina dos Passos eu gostaria de saber do passado e agora já sei de onde veio meu passado legal sou de São Miguel arcanjo SP obrigada

    ResponderExcluir
  20. Sou Abeilza Passos Sena, sou do interior da Bahia. Passos do meu avô e avô materno. Os dois tinham o mesmo sobrenome Passos. Meu avô chamava Manuel Domingos Passos, a avó do meu avô chamava Gasparian Passos. Muito bom ter mais informações do sobrenome Passos. Sempre quis saber um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou natural do interior da Bahia, e meu sobrenome Passos, herdei do meu pai Virgílio Rocha dos Passos, mas infelizmente não conheço ninguém da minha família paterna, porque o meu pai faleceu quando eu aínda era criança, e infelizmente minha mãe perdeu o contato com a família dele ( que era muito pequena, mãe e um irmão que morava em feira de Santana Bahia) mas eu gostaria muito de conhecer alguém da minha família paterna e saber um pouco da história da minha géneológia .

      Excluir
    2. Meu avô passos veio do interior da Bahia também, estou buscando conhecer sua história

      Excluir
  21. Sou Eliandra Passos da Silva. Com O que minha mãe diz, os Passos vem da minha bisavó que morou em Correntina-Bahia e ela era índia, Juventina dos Passos. Hoje só temos 4 membros da família Passos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou natural do interior da Bahia, e meu sobrenome Passos, herdei do meu pai Virgílio Rocha dos Passos, mas infelizmente não conheço ninguém da minha família paterna, porque o meu pai faleceu quando eu aínda era criança, e infelizmente minha mãe perdeu o contato com a família dele ( que era muito pequena, mãe e um irmão que morava em feira de Santana Bahia) mas eu gostaria muito de conhecer alguém da minha família paterna e saber um pouco da história da minha géneológia .

      Excluir
  22. Sou Eliandra Passos da Silva. Com O que minha mãe diz, os Passos vem da minha bisavó que morou em Correntina-Bahia e ela era índia, Juventina Domingas dos Passos. Hoje só temos 4 membros da família Passos...

    ResponderExcluir
  23. Sou da linhagem passos que orgulho carregar esse sobrenome, aqui em SC temos vários parentes espalhados em SP tbm e em MG muito grande nossa família e pode ter muito mais ainda por aí que a gente não conheça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Sabrina Cristina Passos de Santos, mas meu pai é Eunildo Passos de Itajaí SC, e meu vô paterno Zacarias Passos tbm de SC.

      Excluir
  24. Parabéns pela pesquisa.

    Sou Cláudio dos Passos, sobrenome por parte de Pai. Tenho muito orgulho. Sou de São Paulo capital. Meu pai era de Tatuí/SP

    ResponderExcluir
  25. augusto passos portugal vamos convesar sobre os passos me chame facebook jose augusto passos passos

    ResponderExcluir
  26. Tenho o sobrenome Passos herdado da minha mãe.
    Quero parabenizar pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  27. Meus avós vieram da Bahia, mas hoje moro no Paraná. Gostaria de tentar encontrar os parentes que provavelmente tenho e ainda moram na região de Remanso, Feira de Santana e Chique chique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, sou descendente da familia passos de chique chique e Barrao do Sao Francisco(ao lado de chique chique). Estou organizando nossa arvore genealogica, mas ainda preciso de muitas informações. Meu email clinamute@hotmail.com

      Excluir
    2. Meu nome é Maurício Passos, procuro por mais informações sobre minha família Passos, meu sobrenome é de origem materna. Soube que minha antepassada que originou a família na região que moro veio pra cá na época da guerra de canudos, infelizmente a última pessoa que sabia alguma coisa sobre de onde veio já faleceu a muito tempo, pelo que ouvi falar ela morava em uma cidade próxima a Feira de Santana- Ba e veio pra Salvador-Ba e posteriormente pra Camaçari-Ba onde, constituí nova família e residiu até o falecimento!

      Excluir
    3. Meu avô passos veio dessa região
      Estou buscando compreender sua historia

      Excluir
    4. Sou Passos de Casa Nova/BA, a família aqui é muito grande, e meus avos disseram que a família Passos veio pra cá, fugindo da guerra que acontecia na época, entre Portugal e França, junto com o imperador.

      Excluir
  28. Olá a todos. Na minha família não tem ninguém com o sobrenome Passos, porém tem PROBEM. Meu trisavô se chamava Raimundo Rodrigues Probem, ele era de São Benedito-Ce. Os mais antigos costumavam chamá-lo de Raimundo Castor. A partir dessa informação descobri que ele era na verdade de Sobral-Ce. Posteriormente encontrei o assento de batismo dele e descobri que meu tetravô se chamava Castor Rodrigues Probem e provavelmente nasceu por volta de 1830. Pesquisei praticamente todos os livros de matrimônios e batismos de Sobral em busca de mais informações sobre ele e de seus antepassados, mas não encontrei. Ele foi casado duas vezes, a primeira esposa chama-se Joana e a segunda Ignes. Tudo indica que eles foram embora de Sobral em direção a São Benedito-Ce no início de 1890, só que não há nada publicado no Family Search.
    Caso alguém tenha alguma informação ou seja dessa mesma linhagem pode entrar em contato por email.jorge_arago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Sou Helena Conceição dos Passos filha de Manoel Guimarães dos Passos já falecido natural de Riacho de Santana na Bahia ele recebeu esse nome e sobrenome pelo meu avô Tibúrcio Guimarães dos Passos para homenagear seus ascendentes fiquei felizarda por ser mais uma de vocês

    ResponderExcluir
  30. Minha noiva é Maria Luiza Passos da Silva ela sabe um pouco pois recebeu sobre nome por parte do pai, e ela tbm procura o sobrenome camaru pois esse nome sumiu do mapa por conta da retomada de terra que acontecia na Paraíba na região de Patos

    ResponderExcluir
  31. Meu avô Antônio Souza Passos Morou em Cachoeira Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô José passos me contou que antes de falecer que ele veio de cachoeira na Bahia. Tô buscando conhecer sua historia

      Excluir
  32. Sou da família Passos sou de Pernambuco minha família toda são Passos, de Olinda PE inclusive , o fundador da maior fábrica de açúcar do Brasil que foi em Olinda A FÁBRICA TACARUNA MAIOR FABRICA DE AÇÚCAR DO BRASIL, ELE ERA DE OLINDA,nome dele era Manoel Antônio dos Passos e Silva. Depois vocês procura no YouTube sobre fábrica TACARUNA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei a Fabrica Tacaruna é aquele predio em ruínas perto do Shopping Tacaruna. Moro em Recife, mas nasci em Manaus, mesmo que tenha nascido em outra região mas acredito na ligação do nome Passos por todo Brasil. grande arvore

      Excluir
  33. Uau! Sou Luiz Cleiton Passos sou aqui do Paraná, adorei saber que o sobrenome (Passos) apesar de não ser tão comum aqui no Brasil, mais tem uma galera bem grande espalhada tanto no Brasil como em outros países com o meu sobrenome!😃😃😃 Somos importantados...😃😃😃😃
    Somos descendentes de Portugueses e Espanhois!😃😃😃 Que bom saber disso! Um abraço a todos os PASSOS!

    ResponderExcluir
  34. Moro na cidade de Piancò na PB. meu nome é Francisco Passos Neto sou 2° Sgt. da PB, Sou primo de Hosmar passos, nosso defende chegou em nossa cidade juntamente com a família no ano de 1747 foi ele o Sgt Mor. MANOEL DA SILVA PASSOS.vei para fundação de nossa cidade e hoje estamos aqui com muito orgulho somos uma das família mais antiga de nossa cidade

    ResponderExcluir
  35. Eu sou Gilmar Domingos dos Passos,moro na cidade de Baianopolis Bahia sou dessa linhagem descendente de português

    ResponderExcluir
  36. Desejo a todos os Passos muita saúde sabedoria intendimento e dizer que todos que tem esse sobrenome jamais deixar de passar pra os seus filhos

    Eu sou feliz pelo meu sobrenome e orgulhoso por ser Passos
    Meu nome de guerra é PASSOS e as minhas filhas é sobrenome Passos é pra continuar

    Somos amorosos com a nossa gente

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Os meus Sousa Passos eram de Bom Jesus do Rio de Contas (atual Piatã -Boninal - Bahia), já estavam ali desde incício do século 19 (1820-1830). Os mais antigos provavelmente vieram de MG, não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  39. Mau avô, Leonardo Cavalcante Dias dos Passos
    Meu pai, João Batista Dias dos Passos
    Meu Márcio De Souza Passos

    Será que tenho parentes que não conheço ainda ??

    ResponderExcluir
  40. Bom dia com alegria, Deus abençoe essa grande Família PASSOS. Sou Ricardo Passos sou de Manaus, quase Ricaredo dos Passos, kkkk. Meu Passos vem de minha Mãe que recebeu de seu Pai. Pelo que escutei minha Mãe dizer sobre a origem do Passos vem da Avó dela e de familiares que eram de Portugueses, mas que vieram do Ceará. Vou pesquisar mais sobre a a origem da familia. Hoje moro em Recife, Pernambuco.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite,Sou Adriana,e meu primeiro sobrenome é : dos Passos. Gostaria muito saber mais sobre esse sobrenome que herdei da minha mãe, era sobrenome do meu avô.. Nasci em região serrana do RJ.

    ResponderExcluir
  42. Sou Fábio Almeida Passos do Rio de Janeiro zona oeste do Rio

    ResponderExcluir
  43. Me chamo Fernando Passos e sou de Belém -Pa, família passos é enorme fico feliz!

    ResponderExcluir
  44. Eu sou de Florianópolis e me chamo Carlos Eduardo dos Passos.

    ResponderExcluir