sexta-feira, 22 de junho de 2018

Poeta Guimarães Passos

Sebastião Cícero dos Guimarães Passos foi um poeta brasileiro, nasceu em Maceió, em 22 de março de 1867, morreu em Paris, em 9 de setembro de 1909. Compareceu às reuniões de instalação da Academia Brasileira de Letras, onde criou a cadeira 26, que tem como patrono Laurindo Rabelo.
Era filho do major Tito Alexandre Ferreira Passos e de Rita Vieira Guimarães Passos. Seu avô, José Alexandre dos Passos, fora advogado e professor, dedicado também ao estudo de questões vernáculas. Guimarães Passos fez seus estudos primários e os preparatórios em Alagoas.
Aos 19 anos foi para o Rio de Janeiro, onde se juntou aos jovens boêmios da época. Era a idade de ouro da boemia dos cafés, e não poderia haver melhor ambiente para o espírito do poeta. Entrou para a redação dos jornais, fazendo parte do grupo de Paula Ney, Olavo Bilac, Coelho Neto, José do Patrocínio, Luís Murat e Artur Azevedo.

Família Passos, a origem

           PASSOS - Sobrenome de origem religiosa, alusivo aos passos do Senhor (Antenor Nascentes, 11, 235). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata de uma antiga família com este sobrenome, procedente de Ricaredo de Passos de Probem, Senhor da Vila de Probem junto de Redondella, que se achou na guerra contra os mouros quan­do estes entraram em Galiza, comandados por Almansur.
Entre os descendentes de Ricaredo, registram-se: 1 - a déci­ma terceira neta, Domingas de Passos, que foi casada com ltichel de L'Escolle, engenheiro francês, natural de Paris, com serviços prestados no Brasil e em Portugal, onde fale­ceu, estando sepultado no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo - conforme vai descrito no verbete da família L'Escolle (v.s.); II - o décimo quarto neto, Sebastião de Passos Dias, que passou a Bahia, onde ficou estabeleci­do em residência de seu irmão Manuel de Passos Dias.