TEMA: Literatura de Cordel, cultura
popular nordestina brasileira.
OBJETIVO
GERAL:
Compreender e reconhecer a função cultural e social do gênero cordel, e suas
características básicas através de práticas de leitura, produção e análise
linguística reconhecendo sua importância na nossa cultura popular.
-Compreender
o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em
exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema
abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo,
métrica);
-Interpretar
recursos linguísticos empregados em textos poéticos dos gêneros, em especial, a
rima;
-Criar
coletivamente um poema de cordel, produzindo um folheto ilustrado e
apresentando-o oralmente às outras turmas da escola.
JUSTIFICATIVA: A literatura de Cordel nas
escolas, ainda, não é muito conhecida, nem explorada, pois, a mesma,
infelizmente, é vista de forma avessa pelos alunos. A razão disso é o fato
deles, ainda, não terem desenvolvido a capacidade de reconhecer, a “Literatura
de Cordel, com uma forma de lazer, de vida saudável, e de arte”. Por tanto, se
faz necessário, a sensibilização, divulgação e produção da “literatura de
cordel” nas salas de aula, para que, os alunos conheçam a riqueza e a beleza
que existe nos versos da literatura de cordel. Esse processo é muito
importante, pois, os motivará, a também produzi-la. Como leitores, conhecedores
e produtores de uma das mais ricas manifestações da nossa cultura e língua, o
ganho cultural, social e intelectual é incalculável.
Essa prévia
de projeto para a sala de aula é uma das propostas do Projeto “Enquanto existir
poeta, terá raiz na cultura”.
Importante
saber: o cordel foi o primeiro jornal dos brasileiros. Tudo que acontecia, era
ele quem primeiro noticiava.
Observação:
as informações poderão ser editadas e adaptadas.
Poeta
Hosmá Passos, editor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário