segunda-feira, 18 de junho de 2018

Projeto Cordel na minha Escola – Ensino Fundamental e Médio

LITERATURA FONTE DE MOTIVAÇÃO E INSPIRAÇÃO – 2018
TEMA: Literatura de Cordel, cultura popular nordestina brasileira.
OBJETIVO GERAL: Compreender e reconhecer a função cultural e social do gênero cordel, e suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise linguística reconhecendo sua importância na nossa cultura popular.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Despertar o gosto e o desejo pela leitura cordéis;
-Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel e reconhecer em exemplares do gênero a estrutura básica de uma composição poética (tema abordado, organização espacial das palavras, verso, estrofe, rima, ritmo, métrica);
-Interpretar recursos linguísticos empregados em textos poéticos dos gêneros, em especial, a rima;
-Criar coletivamente um poema de cordel, produzindo um folheto ilustrado e apresentando-o oralmente às outras turmas da escola.
JUSTIFICATIVA: A literatura de Cordel nas escolas, ainda, não é muito conhecida, nem explorada, pois, a mesma, infelizmente, é vista de forma avessa pelos alunos. A razão disso é o fato deles, ainda, não terem desenvolvido a capacidade de reconhecer, a “Literatura de Cordel, com uma forma de lazer, de vida saudável, e de arte”. Por tanto, se faz necessário, a sensibilização, divulgação e produção da “literatura de cordel” nas salas de aula, para que, os alunos conheçam a riqueza e a beleza que existe nos versos da literatura de cordel. Esse processo é muito importante, pois, os motivará, a também produzi-la. Como leitores, conhecedores e produtores de uma das mais ricas manifestações da nossa cultura e língua, o ganho cultural, social e intelectual é incalculável.

Essa prévia de projeto para a sala de aula é uma das propostas do Projeto “Enquanto existir poeta, terá raiz na cultura”.
Importante saber: o cordel foi o primeiro jornal dos brasileiros. Tudo que acontecia, era ele quem primeiro noticiava.
Observação: as informações poderão ser editadas e adaptadas.
Poeta Hosmá Passos, editor.

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